Alinhamento de Direcções - Introdução

A tecnologia do alinhamento de rodas avança continuamente com a introdução de novas marcas e modelos de veículos. O alinhamento às duas rodas está obsoleto, sendo fundamental o alinhamento às quatro rodas.

Com a tecnologia que vem sendo incorporada nos carros mais recentes, não são só os pneus da frente que direccionam o veículo. Alguns fabricantes utilizam agora as quatro rodas direccionais e suspensões electrónicas complexas.

Procedimentos específicos devem ser seguidos para assegurar um correcto alinhamento de rodas.
Com os sistemas computorizados dos veículos, um alinhamento de rodas inadequado pode afectar o desempenho do motor, o andamento, o desgaste do pneu, a direcção e falha prematura dos componentes.

O alinhamento de rodas é o ajustamento adequado de TODOS os ângulos inter-relacionados da suspensão. Na terminologia do alinhamento, estes ângulos de ajustamento chamam-se Sopé , Avanço, Convergênci a, KPI (inclinação lateral do eixo de direcção), AI (ângulo incluído), Curva de Convergência, Diferença do Ângulo de Viragem, Viragem Máxima, Desencontro, Largura de Vias, Distância Entre Eixos e Ângulo de Impulso.