Equilibrio de rodas e controlo de vibrações

Os carros ligeiros e comerciais são concebidos para proporcionarem um andamento suave e seguro. As vibrações excessivas da roda, podem resultar em :

  • Desgaste excessivo do pneu
  • Danos para a suspensão e componentes da direcção
  • Estabilídade e condução inseguras
  • Dificil manuseamento

O que origina as vibrações excessivas?

A 100km por hora, um pneu com tamanho médio, roda 850 vezes por minuto (a rotação é proporcional ao tamanho do pneu). A esta velocidade pequenas variações no equilíbrio, na rigidez da parede lateral do pneu ou na concentricidade do mesmo, podem fazer com que a roda toque violentamente no pavimento cerca de 14 vezes por minuto.

Rodas desequilíbradas

O equilíbrio estático verifica somente um plano de correcção do peso e apenas permite analisar o desequilíbrio vertical
( para baixo e para cima). Este processo não é suficiente e adequado para as vibrações dos veículos de hoje.
O equilíbrio dinâmico verifica os dois planos de correcção de peso. Isto elimina o desequilíbrio vertical (para cima e para baixo) e o desequilíbrio horizontal (de um lado para o outro). O equilíbrio dinâmico, é sempre necessário, mesmo nas jantes de alumínio onde é necessário colocar pesos escondidos.

   
Equilíbrio estático mede somente "para cima e para baixo" Equilíbrio dinâmico mede também "para um lado e para o outro"

 

Variação da força da roda

Um pneu bem equilíbrado pode vibrar devido á variação da força...
A variação da força da roda deve-se, mais frequentemente á excentricidade da roda, pisos irregulares ou diferente rigidez da parede lateral no pneu.
Excentricidade acontece quando um pneu ou jante em andamento, não está concêntrico, as causas disso são uma jante empenada ou desgaste irregular dos pneus.
Pisos irregulares ou rigidez do pneu variável podem ser encontrados em pneus novos ou usados. Os pneus, pelo seu desenho, nunca são uniformemente flexíveis e nem perfeitamente redondos. Por isso nenhum pneu é exactamente semelhante nessas caractrísticas.

   
Pneu não concêntrico (excentricidade) causa vibração Um ponto mais rigido bate no pavimento com maior força e causa vibração

 

Como é que se corrige a variação da força da roda?

  1. Optimizar a montagem do pneu com a jante igualando o ponto mais alto da excentricidade ou o ponto mais rígido no pneu, com o ponto mais baixo na jante, isto tornará a roda "redonda quando rola".
  2. Em alguns casos em que a roda está demasiado excêntrica, esta deverá ser substituída.
  3. Noutros casos um pneu que apresenta uma excessiva variação da força é considerado defeituoso. Se o pneu é novo, o fabricante honrará a garantia.
   
OEM optimizar, igualar o ponto mais alto ou mais rígido num pneu... Com o ponto mais alto na jante, para a máxima concentricidade e um andamento o mais suave possivel

 

Pressão do pneu e alinhamento da direcção

Uma pressão dos pneus não adequada e/ou desalinhamento provocam um desgaste irregular dos pneus, o que origina e aumenta o desequilíbrio, resultando isto tudo em vibrações das rodas. O alinhamento pode ser corrigido e as rodas equilíbradas para reduzir ou acabar com a vibração.
Informe-se junto do seu posto de serviço.

 

Componentes da suspensão e da direcção

Os componetes da direcção e da suspensão necessitam de inspecção periódica. Eles podem eventualmente desgastar-se, originando a vibração da rodas. Vibrações excessivas da rodas, entre outras coisas, podem encurtar o tempo de vida dos componentes da suspensão e direcção.

 

Outras causas da vibração das rodas

  • Erro de montagem da roda no eixo.
  • Desgaste ou falha dos componentes dos travões.
  • Desgaste dos componentes do motor ou transmissão.
  • Caractrísticas dos componentes do veículo.

Um técnico experiente com formação e equipamento adequado pode diagnosticar estes problemas, mas a única maneira de eliminar todas as vibrações da rodas aqui descritas é simular um teste de estrada no computador.